Macae Turismo

Macae Turismo

sábado, 26 de julho de 2014

Entrevista com o Cônsul dos Estados Unidos sobre procedimentos do visto americano

FONTE:http://www.falandodeviagem.com.br/

Entrevista com o Cônsul dos Estados Unidos sobre procedimentos do visto americano

Imagem

Você ainda não tirou seu visto americano? Precisa renová-lo? Então provavelmente já teve ou ainda tem muitas dúvidas relacionadas ao assunto. Como deve proceder? Em quanto tempo fica pronto o visto? Todos no consulado falam português? Qual o motivo de algumas exigências? Quais os casos mais comuns de vistos negados?

Sabemos que esse assunto gera muitas dúvidas em nossos leitores, por isso nossa equipe foi realizar uma entrevista com quem mais entende do assunto, o Consulado dos Estados Unidos da América. Entrevistamos o Cônsul Brian Corteville, que foi bastante solicito e nos esclareceu todas as dúvidas.

Vamos começar?

Quais são os pré-requisitos mais bem vistos por vocês para que concedam o visto? (Vistos anteriores, visto de outros países, renda mensal, emprego fixo no Brasil).

Como temos vários tipos de vistos, os pré-requisitos são diferentes, pois os documentos exigidos não são os mesmos. No caso de visto para turista é preciso comprovar laços suficientemente fortes para convencer o vice-cônsul que irá voltar ao Brasil depois de uma viagem temporária aos Estados Unidos. Os laços podem ter comprovados por emprego fixo, matrícula na faculdade que estão fazendo, renda familiar mensal, imposto de renda, bens que possui, entre outros. Existem casos de pessoas idosas que possuem filhos morando nos Estados Unidos, mas elas têm laços fortes no Brasil, como outros filhos e netos que moram aqui. São várias as formas de se comprovar os laços e cada caso é um caso.

Quais são as perguntas que normalmente mais vocês se preocupam em fazer aos solicitantes de visto?

Depende do tipo de viagem, por exemplo, tem pessoas que querem ir para um determinado lugar para treinamento, ou a trabalho, já outras somente para turismo, então as perguntas serão mais focadas de acordo com o motivo da viagem e por isso as perguntas também são diferentes.

Por que algumas pessoas não recebem visto de 10 anos? Qual é o critério? Recebemos relatos de brasileiros que receberam, por exemplo, apenas para o período da viagem.

Antes isso era mais comum, mas agora 99% dos vistos de visitantes são de 10 anos. Se vamos conceder o visto para alguém é porque acreditamos que a pessoa vai aos Estados Unidos e irá voltar, então não importa o tempo que ela terá do visto, o que importa é ela sempre voltar ao Brasil.

Em casos de vistos de estudantes e artistas, por exemplo, podem ser de menos tempo por motivos de reciprocidade. Isso é uma questão de acordo entre Brasil e Estados Unidos.

Qual é o tempo médio para a solicitação, desde o dia em que dou entrada até o dia em que recebo o passaporte?

O máximo é de 10 dias, mas isso também pode depender da forma que a pessoa escolheu da devolução do passaporte com o visto, por exemplo, se ela escolher receber em casa e morar longe, pode demorar um pouco mais para chegar, pois dependerá dos Correios. Normalmente o visto já está pronto no dia seguinte, mas algumas vezes já ocorreram problemas no processo administrativo como o sistema parar de funcionar.

Pedimos que as pessoas não comprem as passagens antes do visto. Levar a passagem para comprovar que já estão com a data marcada de nada influência da concessão do visto.

Vocês possuem o histórico de entrada e saída dos visitantes nos Estados Unidos?

Temos vários sistemas que registam quando a pessoa entrou nos Estados Unidos e quando saiu, então ficamos sabendo se ela usou bem o visto ou não. E por isso temos muitos casos de isenção de entrevistas para vistos reemitidos.

Quem já ficou nos Estados Unidos além do prazo de 6 meses terá problema ao solicitar um novo visto?

Se alguém já ficou tempo demais nos Estados Unidos, além do limite, o poder americano tem uma penalidade e a pessoa não poderá entrar novamente nos próximos 10 anos (por exemplo, em casos de pessoas que ficaram mais de 1 ano ilegalmente no país). Existe processo de perdão e isso se faz por entrevista.

No processo de perdão, a pessoa é chamada, precisa falar a verdade e talvez se ela conseguir comprovar que sua situação está muito diferente, como um bom emprego, por exemplo, a pessoa terá motivos mais fortes para que ocorra o perdão.

O que preciso fazer para conseguir um visto para a minha babá? Ela vai viajar conosco para cuidar do nosso filho.

Precisa trazer um contrato. Não é um formulário, mas em nosso site temos um exemplar que indica o que é preciso, como por exemplo, a babá precisa ter contrato de trabalho de pelo menos 1 ano, ou o empregador provar que tem histórico de contratar babás. E precisa seguir algumas regras dos Estados Unidos, como pagar o salário mínimo do país (EUA), não poder trabalhar mais de 40 horas lá e a passagem precisa ser paga pelo empregador. No momento da entrevista o empregador deve ir junto com a babá.

É possível ir com um acompanhante na entrevista?

Em algumas situações sim, como essa anterior da babá, ou em casos de país com filhos menores de idade ou pessoas com alguma deficiência e que precisa de ajuda.

Nos outros casos, como não temos muito espaço para receber as pessoas, não é possível entrar com acompanhante.

Todos no consulado falam português?

Sim, todos. Antes de virmos ao Brasil passamos 6 meses estudando a língua.

Qual a explicação da exigência de fotos com a orelha aparecendo?

A forma da orelha ajuda a gente na identificação da pessoa. Caso seja preciso identificar alguém, olhamos a cara e a orelha dela. A orelha é única e por isso a importância dela estar aparecendo na foto.

Qual o percentual que vocês tiveram de vistos aprovados nos últimos 12 meses? E negados?

Foram 96% de vistos aprovados e 4% negados.

A aparência das pessoas é levada em consideração no momento da entrevista?

Não. Algumas pessoas tem uma concepção errada do consulado, achando que aqui temos algum tipo de preconceito, mas isso não é verdade, pois somos profissionais e temos diversidades entre os oficiais consulares (desde afro-americanos até asiáticos), então não podemos ter esse preconceito se nós temos essas diversidades aqui dentro.

Não depende da aparência, mas sim das qualificações da pessoa, como as profissionais.

Caso a pessoa preencha o formulário errado, mas na hora da entrevista ela indique o erro, pode ocorrer de ser negado o visto?

Depende do erro. Se for algo simples, como preenchimento de número de CPF errado, isso não tem problema, mas se marcar alguma pergunta errada, a pessoa vai precisar preencher outro formulário (sem taxas adicionais) e reagendar. Isso em casos que se observa que a pessoa cometeu um erro não proposital.

Quais são os casos mais comuns de vistos negados?

Não tem exatamente um padrão e por isso que temos a entrevista. Ocorre algumas vezes quando as pessoas não falam a verdade na entrevista. Hoje em dia quase não temos vistos negados. Falar a verdade e provar fortes laços é sempre importante.

Pessoas que já tiveram problemas com a polícia nos Estados Unidos recebem visto novamente?

Depende da gravidade do problema. É necessário que a pessoa preencha no formulário que teve problema, fale a verdade e vamos verificar o que ocorreu. Em caso de problemas no trânsito, geralmente não ocorre negação, mas tudo depende da gravidade. O que ela não pode fazer é esconder isso ao preencher, pois temos acesso ao histórico dela nos Estados Unidos.

Alguém que já teve o visto negado, fica com alguma restrição ou observação no sistema na hora de aplicar uma nova solicitação?

Temos o registro da solicitação da pessoa e o motivo do visto ter sido negado.

Achei injusto meu visto ser negado. Com quem posso reclamar?

Pode escrever um e-mail ao consulado (visario@state.gov) que é respondido por um vice-cônsul. Ele verifica se ocorreu algum erro.

Após ter o visto negado existe um período mínimo para se candidatar novamente?

A pessoa pode solicitar novamente quando quiser, mas geralmente recomendamos que ela espere 1 ano. Será preciso que comprove uma mudança na situação para que o visto não seja negado novamente.

Em caso de visto negado, o que se considera uma mudança significativa da situação do aplicando? 

As condições financeiras, a comprovação de emprego fixo, entre outras, mas isso depende do motivo do visto ter sido negado. A pessoa vai precisar provar que ocorreu a mudança.

Nos últimos anos o percentual de recusa de pedidos de vistos feitos por brasileiros vem diminuindo. Você acha que há espaço para esse percentual continuar caindo?

Sim. Porque hoje em dia os funcionários do consulado estão mais preparados para entrevistar e existem muitos treinamentos e estudo do perfil dos brasileiros. A cada ano o número de recusa vem diminuindo.

Apenas 3% da população brasileira tem visto americano. Muitas pessoas têm qualificações, mas ainda não viajam para fora do país ou preferem viajar para Europa pelas facilidades.

É comum brasileiros terem visto B1, B2 ou B1/B2 cassado ou anulado?

Não. Somente em casos extremos como, por exemplo, se a pessoa exceder o tempo nos Estados Unidos ou se cometer algum crime.

Recebemos muitas dúvidas sobre o preenchimento do DS-160. Existe previsão de torná-lo mais simples?

Antigamente eram dois formulários e agora somente um. Muita gente reclamava da foto e isso também foi melhorado e não existe mais. Algumas pessoas reclamam que o formulário é em inglês, mas o que não sabem é que se você passar o mouse em cima da pergunta aparece à tradução.

Sempre existem projetos para melhorias e um deles é a possibilidade do sistema guardar as informações do indivíduo para uma próxima vez, evitando assim o preenchimento novamente.

Ultimamente a alfândega americana está mais rigorosa do que a imigração. Houve alguma mudança?

Não houve muita mudança. Isso pode variar de acordo com ameaças como é o caso da mudança recente dos eletrônicos. Tudo depende de avaliações do departamento de segurança.

Preciso andar com o passaporte nos Estados Unidos para provar que entrei legalmente no país?

Não existe regra sobre isso. O passaporte é a identificação mais forte e segura fora do país. Para alguns casos é preciso comprovar a idade como no caso de comprar bebidas alcoólicas. Uma boa saída é sempre andar com cópias e guardar o original em lugar seguro.

Com meu visto B1/B2 e demais documentos comprobatórios posso informar na imigração que sou jornalista do Falando de Viagem fazendo uma press trip ou para isso é preciso outro visto específico?

Existe um visto especial para jornalista que é o visto I. Ele vale por 1 ano e não anula outros vistos. Se você tiver renovando o B1/B2, por exemplo, você pode no mesmo formulário aplicar para o visto I também.

Pretendo ir para aos Estados Unidos com uma pessoa da família que não tem condições de comprovar renda e eu irei pagar todos os custos da viagem. Na hora da entrevista como essa pessoa deve proceder e quais documentos ela deve levar, uma vez que nunca teve visto? No caso, deverá levar algum documento meu?

Isso é muito normal. O que acontece é que temos que acreditar que ela fará um bom uso do visto. Ela deve informar no formulário com quem vai, qual a relação com a pessoa e quem vai custear a viagem. Pode também levar uma cópia do visto de familiares se for o caso ou o imposto de renda de quem arcará com os custos. Pessoas acima de 66 anos no Brasil e menores de 16 podem pedir a isenção de entrevista. Isso só é dessa forma no Brasil, para estimular ainda mais as viagens. No resto do mundo só acima de 80 anos.

Posso utilizar o passaporte oficial para entrada (por questão de data de validade) com o visto vigente do passaporte comum ou há necessidade de visto diferenciado em função de o passaporte ser oficial?

As pessoas só podem entrar nos Estados Unidos com visto e passaporte válidos e eles devem ser da mesma nacionalidade. Se eles estão em passaportes distintos é indiferente para nós, o importante é a validade.

Os oficiais de imigração nos Estados Unidos gostam de carimbar o passaporte na mesma página, mesmo havendo várias páginas em branco. Com isso, algumas vezes não dá para entender direito os carimbos. Isso pode dar algum problema?

Não. Porque isso tudo está no sistema. O carimbo para nosso lado não é importante, fazemos para controle do viajante.

Se perdermos um passaporte com um visto americano, o que devemos fazer para cancelar o visto perdido e conseguir uma "segunda via" do visto no novo passaporte?

O primeiro passo é enviar um e-mail para o consulado (visario@state.gov) avisando do ocorrido para que a gente possa cancelar o visto, impedindo assim que alguma pessoa faça mau uso do mesmo. Depois disso a pessoa deve aplicar novamente para o visto. O procedimento é igual e não há isenção de taxas nesse caso.

O que acontece se o passaporte for roubado antes da entrega na casa do solicitante?

Isso infelizmente acontece às vezes. A pessoa deve pedir um novo passaporte junto à Polícia Federal e entrega-lo no consulado. Ela não terá que pagar nova taxa e nem terá nova entrevista.

Qual a previsão para instalar um consulado americano em outras cidades brasileiras?

Em Belo Horizonte, no final de 2016 e em Porto Alegre, no final de 2015. Essas cidades já possuem centro de atendimento, o que facilita bastante.

Estamos estudando também o mercado para saber de onde vem a maior parte de solicitantes, aliado ao fato que para justificar um consulado em uma determinada cidade existe todo um estudo econômico, pois não se trata apenas do centro vistos, existem outras atividades envolvidas, como centro político, econômico. Uma possibilidade é abrir somente os centros de atendimento em algumas cidades.

Pessoas de cidades onde não há consulado reclamam que agora precisam de duas entrevistas para tirar o primeiro visto, enquanto no sistema antigo era apenas uma. Vocês realizaram alguma pesquisa antes de decidir por esse método?

Existe um grande estudo para todas essas decisões. Com o aumento do fluxo de solicitantes e como as salas de espera são muito pequenas não era mais viável seguir com o procedimento anterior. Com o modo atual atendemos a um fluxo muito maior. Agora as 12 janelas que temos são somente para entrevistas e não mais para coleta de digitais como antigamente. No Rio de Janeiro atendemos até 1.500 solicitantes e 5.000 noBrasil. Pode ser um pouco mais demorado, pois são dois agendamentos, mas é muito mais rápido, pois o tempo de espera para entrevista é de apenas 2 dias.

E os centros de atendimento abrem domingo por exemplo. Dessa forma as pessoas que moram em outras cidades perdem apenas 1 dia de trabalho.

Outro dado interessante é que fizemos um estudo também e o tempo médio das pessoas que passam pelo consulado é de apenas 20 minutos, do momento da chegada à saída. Antes a demora era muito maior, de horas.

Brasileiros poderão ser elegíveis para o Global Entry?

Ainda está em discussão. Apenas 3 países atualmente possuem (HolandaCoréia do Sul e México). Essa é uma discussão bilateral entre os países e não sei em qual etapa está. Estamos falando de outro departamento.

Já escutamos algumas vezes sobre o visto aos Estados Unidos deixar de ser obrigatório para brasileiros, existe alguma possibilidade de no futuro isso acontecer?

Esperamos que algum dia sim. Existem alguns pré-requisitos estabelecidos pelo congresso como, por exemplo, a taxa de vistos negados deve ser inferior a 3%, o país tem que compartilhar dados de crimes, terrorismo, controle de fronteira, infraestrutura de portos. Podemos dizer que o Brasil está no caminho, mas ainda falta um pouco.

Para quem ainda não solicitou visto aos Estados Unidos, qual a dica principal que você daria para os que farão pela primeira vez?

Não ter medo e fale sempre a verdade. Algumas pessoas ficam nervosas e acham que vai demorar muito e que os cônsules são “monstros”. A verdade é que o processo está muito mais simples e eficiente agora. Todos os entrevistadores são profissionais que falam português e procuram ser justos. Não há com o que se preocupar!

Veja fotos da entrevista.

Imagem

O Cônsul Brian Corteville.

Imagem

Imagem

As perguntas acima respondem grande parte das dúvidas sobre procedimentos para concessão do visto americano. Não há grandes mistérios e o principal é sempre falar a verdade, além de comprovar vínculos com o Brasil.

Caso você tenha uma dúvida que não esteja nesta entrevista você pode fazê-la através da página que o consulado possui no Facebook, onde os vice-cônsules lhe responderão com muita atenção.

Facebookhttps://www.facebook.com/consuladoeuarj.br

Agradecemos muito ao Cônsul Brian Corteville e toda à equipe do Consulado dos Estados Unidos pela oportunidade e por toda atenção que recebemos durante nossa entrevista.

Não deixe de viajar aos Estados Unidos, que é um país fantástico. Há muitas cidades interessantes, excelentes shoppings, ótima gastronomia e cultura.

Solicite seu visto e boa viagem!

Texto e fotosJuliana Magalhães e Patricia Lemos.

Deseja conhecer as belezas americanas. Consulte já a Macaé Turismo. Acesse nosso site: www.macaeturismo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário