Macae Turismo

Macae Turismo

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Porto de Galinhas – praias, gastronomia, natureza, arte e muito mais.

FONTE: Publicado por  
http://www.embarquenaviagem.com

Vamos pensar em um lugar que tem vocação natural para o turismo com praias de água cristalina, morna e que formam verdadeiras piscinas te convidando para um momento de puro relaxamento. Agora vamos juntar á isso as mais belas paisagens, uma gastronomia ímpar, um povo lindo e acolhedor e que só foi por dez anos consecutivos eleita como a melhor praia do país e está entre os cinco mais procurados destinos de lazer. Você deve estar se perguntando se esse lugar existe ou se no mínimo ele é muito longe daqui, talvez lá pelo Caribe, quem sabe?! Pois para seu conhecimento, estou falando de Porto de Galinhas, uma pequena joia que pertence ao município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Ei, espera!! Volta aqui!! Arruma sua mala depois, deixa eu te contar um pouco mais do que tem de muito legal por lá.
Porto de Galinhas

Embora a praia de Porto de Galinhas seja a mais famosa do município de Ipojuca, a região ainda tem várias opções que agradam tanto quem busca momentos de sossego e contemplação quanto para a galerinha que curte esportes náuticos e natureza selvagem. Afinal, com 18 km de praia, de Camboa ao Pontal de Maracaípe, com areias brancas, coqueirais e mar de água cristalina e morna, com temperatura média de 28º C não é possível que você não encontre a SUA praia.
Eu recomendo que você pegue um buggy para fazer a rota das praias e além de conhecer de ponta a ponta a região, aproveite para pegar aquele ventinho gostoso no rosto e de quebra já ir curtindo um sol quentinho. Aliás, põe quentinho nisso, então já sabe que vou avisar para caprichar no filtro solar.
Imperdível também é subir á bordo de uma jangada e passear pelo habitat natural de cavalos marinhos, crustáceos e peixinhos coloridos. Pode ser no estuário do rio Maracaípe com seus belos mangezais ou nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes de corais. Que tal mergulhar em naufrágios? Uma das mais divertidas modalidades de mergulho você também encontra por lá. Com até 33 metros de profundidade você certamente vai encontrar um cenário perfeito e de tirar o fôlego. Ops!! Melhor deixarmos esta coisa de tirar o fôlego para lá. E como se já não fosse suficiente, ainda existem opções como surfe, jet ski, caiaque, ciclismo, caminhadas, cavalgadas, parapente, trilhas ecológicas, etc. A escolha é sua. Opções de esportes e lazer não faltam. É só escolher as que mais te agradam e curtir muito.










Porto de Galinhas ainda tem muito mais para você desfrutar. Certamente você conhece aquela expressão: “saco vazio não para de pé”, pois bem, prepare-se para se esbaldar com as delícias da região. Não a gastronomia não se restringe a peixes e crustáceos, existe muito mais. Com muitas opções de bares e restaurantes para quem gosta de comer bem e provar a harmonia da gastronomia nacional e internacional vai ficar numa alegria só. Não só nos hotéis, mas principalmente nos restaurantes que ficam no centro de Porto de Galinhas, é possível encontrar variedade de pratos e petiscos com ingredientes que vão desde peixes e frutos do mar a galinha e carnes exóticas.
 
Preservação e Ecologia
Seria no mínimo contraditório falarmos de um lugar tão lindo e bem estruturado e não termos nenhuma atividade que busque o equilíbrio natural da região. Por isso mesmo, Porto de Galinhas conta com dois excelentes projetos de preservação ambiental. São eles o Projeto Hippocampus e a eclosão dos ovos de tartarugas marinhas.
Eu estive visitando ambos os projetos e fiquei particularmente muito satisfeita com o que vi. Confesso que não controlei minha emoção ao ver as pequenas tartaruguinhas numa luta para entrar no mar, isso depois de percorrer lentamente um caminho especialmente aberto para ajudá-las. É uma cena muito bonita e fica registrada na nossa mente. Confira abaixo um pouco sobre cada projeto.
 
Projeto Hippocampus
Projeto Hippocampus, desde 2001 desenvolve estudos sobre a população de cavalos-marinhos de Porto de Galinhas. É uma organização pioneira no país que iniciou suas atividades em 1995, em Porto Alegre. Seu objetivo é evitar a pesca proibida e o comércio de cavalos-marinhos como ornamentais, suvenires e para simpatias e remédios caseiros. A entidade também ministra palestras sobre o modo de vida e os problemas dos cavalos-marinhos para a comunidade local, escolas, universidades e turistas em um espaço próprio de 600 m2.
Tartarugas marinhas
Em 2003, a Ecoassociados iniciou as atividades de preservação da tartaruga da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como “de pente”, a mais ameaçada de extinção, por ter seu casco usado na fabricação de pentes, joias e armações de óculos. Além da caça, a espécie encontrava diversos obstáculos para sobreviver na região.
Um dos primeiros trabalhos da ONG foi o de orientar os bugueiros a desviarem dos ovos das tartarugas durante os passeios turísticos. Para auxiliar nesse objetivo, a Ecoassociados monta cercas no entorno de aproximadamente 120 ninhos formados pelas tartarugas durante a época de desova, de setembro a novembro.






  A origem de Porto de Galinhas. 

     Apesar de a galinha ter virado moda na cidade, a origem do nome da vila tem uma fonte histórica que nos leva de volta ao século 19 quando o comércio de escravos estava proibido no Brasil. O desembarque clandestino na região era comum nesta época e para combater a prática proibida foi construído o Forte da Gameleira, do qual ainda restam ruínas em frente ao posto salva-vidas de Porto de Galinhas. Lá, os navios atracavam com os porões cheios de escravos e uma forma de burla a fiscalização era cobri-los com engradados de galinhas D´Angola, que também era ingrediente nobre da comida preferida da Corte. Muito criativos, na tentativa de passarem despercebidos, eles usavam a senha secreta para avisar aos traficantes de escravos que uma nova remessa deles havia chegado da África. A senha era " tem galinha nova no porto". E dai surgiu o nome Porto de Galinhas.



Venha conhecer as Belezas de Porto de Galinhas. Consulte já a Macaé Turismo.
Entre já em contato conosco também pelos telefones: (22) 2791-3462 / 3051-6826 Celulares: 9948-1171
nosso site:www.macaeturismo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário