primeiro dia
Dois dias em Roma! Puxa, só isso?! Dois dias não é suficiente para curtir tudo ou fazer uma imersão total na cidade. Mas com um roteiro bem planejadinho, e se você realmente não puder dedicar mais tempo à Cidade Eterna, pensamos em elaborar um roteiro nada básico de Roma em 2 dias, para você curtir Roma ao máximo e ser muito feliz!
Quando redigimos esse roteiro pensamos em uma visita durante a primavera ou verão, épocas em que temos uma quantidade enorme de horas de luz por dia: pelo menos das 6 às 20h no final de abril-início de maio, e luz praticamente das 5:30 às 21:30 em Junho-Julho. Sinceramente acreditamos que esse roteiro exige bastante disposição para caminhar, destinado a quem realmente não tem como passar mais dias em Roma, mas quequer ver tudo o que pode. Para tal, planejamos um roteiro visual para seus dois dias de felicidade plena e total em Roma. Venham com a gente:
Começamos nosso passeio pela Fontana di Trevi. Para saber mais sobre um dos monumentos mais visitados da Itália, leia o nosso post Fontana di Trevi, mais linda impossível.
Para tirar as melhores fotos e jogar a moedinha sem ter que disputar um espacinho com centenas de turistas, o melhor é ir até a Fontana di Trevi antes das 10 da manhã. Ela está sempre cheia a qualquer hora do dia ou da noite, faça chuva ou sol. Tenha muito cuidado com batedores de carteira! Saindo de lá caminhe até a Via del Corso, uma das principais avenidas do Centro Histórico de Roma até chegar à Piazza Venezia. Ao chegar na Via del Corso, você vai dar de cara com a Piazza Colonna e a maravilhosa Coluna de Marco Aurélio. Ela foi colocada aqui antes do ano 193 d.C. pelo SPQR (Senado e Povo Romano) em homenagem a Marco Aurélio que faleceu em 180 d.C.
O passeio mal começou e já deu para perceber quanta história?! Saindo da Piazza Colonna, continue a caminhar pela Via del Corso até chegar a Piazza Venezia. De lá você já vai ver o Coliseu lá no fundinho, mas antes vamos conhecer mais de perto o Vittoriano ou Altare della Patria.
O Vittoriano é um dos monumentos mais imponentes de Roma. Dá para vê-lo de longe estando em qualquer um dos pontos altos da cidade, como a colina Gianicolo, por exemplo, já abordada no nosso blog, como indicação de um dos locais de onde ter uma vista privilegiada da cidade. Você também vai poder ver a linda praça do Capitólio e o Teatro de Marcelo durante a subida da escadaria do Vittoriano. Lá de cima do Terraço Panorâmico, dá para ter uma vista de Roma de tirar o fôlego. Para saber mais sobre o terraço, leia o nosso post: Vista Panorâmica 360 graus do Vittoriano: Roma aos seus pés e muita emoção.
Uma boa pedida é parar e tomar um cafézinho ou drink na Caffetteria Italia
Após ter visitado o Vittoriano e visto Roma do alto em toda a sua magnífica e imponente beleza, chegou a hora de visitar o soberano de Roma: o Coliseu. E como você só tem dois dias para ver tudo, que tal entrar no Coliseu sem ter que enfrentar filas, como já explicamos para vocês no post Coliseu Express, sem filas. Afinal, tempo é dinheiro! A média de tempo de espera para quem reserva o bilhete é de 10-15 minutos.
Caminhando pela Via dei Fori Imperiali, a rua que conduz até o Coliseu, à sua esquerda, você também pode contemplar o Fórum de Augusto, o Fórum de Traiano e o Fórum de Nerva.
Se você tem o Roma Pass, também pode beneficiar-se do papa-filas e visitar também as ruínas do Fórum Romano e do Palatino. No nosso post Visitando Roma com o Roma Pass, demos todas as explicações sobre o Roma Pass, validade, preço, onde comprar, como usar, etc. Não se esqueça de tirar uma foto no Arco de Constantino, ali a dois passos do Coliseu.
Terminada essa primeira parte, dou dica de um lugar onde vocês podem parar para um lanche rápido, mas saboroso: Pizza & Mortadella, via Cavour 279/281. Sempre que passo por ali, como um pedaço de pizza al taglio. Após o almoço, chegou a hora de visitar o Circo Máximo e de lá conhecer um dos mais fascinantes segredos de Roma: O Buraco da Fechadura (Il Bucco della Serratura)
Do Buraco da Fechadura do portão da Vila dos Cavalheiros de Malta, é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro. Este é um dos segredos mais bem guardados de Roma. Os jardins da Vila não estão abertos ao público, exceto em ocasiões muito raras e com passeios organizados por associações culturais.
De lá você pode caminhar um pouco e ir até a Boca da Verdade (la Bocca della Verità). Você não sabe o que é? Esse monumento muito engraçado é idolatrado pelos turistas orientais. Na fila sempre há milhares de japoneses para tirar fotos, principalmente das suas esposas e namoradas, para saber se elas são fiéis ou não!
Na Idade Média nasceu uma lenda sobre essa máscara: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da bocarra. Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão. Os homens levavam suas namoradas, amantes e esposas e ao pedir que colocassem a mão na bocarra, desandavam a fazer perguntas. Ao sair da Bocca della Verità você vai aos poucos se reaproximar da Piazza Venezia. Se estiver muito cansado e quiser mais uma pausa, a partir das 17h é possível tomar um drink no terraço panorâmico do Hotel Fortyseven. Num dia de sol, o terraço tem uma vista maravilhosa para o Rio Tibre e para os templos do Fórum Boario. Do outro lado do Rio está o bairro Trastevere. Também poderá observar o Teatro di Marcello.
Continuando a caminhar, você poderá conhecer a Praça do Capitólio (Piazza del Campidoglio) e ter mais uma vista panorâmica de Roma, da Terrazza Caffarelli, que fica bem em cima dos Museus Capitolinos. Pode ser mais uma boa opção para ir dando uma desaceleradinha, e recuperar um pouco de energia para ainda curtir a noite. Lá em cima há um bar com preços abordáveis.
O que aconselhamos para quem quer curtir a noite?
Um passeio com jantar no Trastevere, quem sabe seguido de um drink/sorvete no Campo de’ Fiori? No nosso blog você vai encontrar um post no qual falamos do Guia Gastronômico da Prefeitura de Roma, com várias dicas quentes de ótimos lugares onde comer una vera pasta italiana, capisci?
Nenhum comentário:
Postar um comentário