Macae Turismo

Macae Turismo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Passeando por Montepulciano, na Toscana: belezas para ver e delícias para degustar

FONTE: http://turismoemroma.com/

Sou o tipo de turista que prefere explorar metas novas antes de voltar a visitar aquelas familiares.
Com uma exceção: a Toscana.
Todos os anos passo menos pelo um final de semana naquela que, na minha modesta opinião, é uma das regiões mais fascinantes da Itália.
Sou uma assídua frequentadora da região da Val d’Orcia, ao sul de Siena, mas toda vez que visito novamente essa parte do país acabo descobrindo um cantinho novo, uma “villa” monumental, um museu inexplorado, uma “trattoria” imperdível.
toscana_valdorcia
Foto: A. Santucci
Para quem não sabe, o “Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val D’Orcia” foi classificado como patrimônio da humanidade pelo Unesco e basta circular por lá para entender porque a região merece esse título.
A partir dessa semana o blog Turismo em Roma dedicará diversos posts à Toscana, explorando cidadezinhas muito próximas entre si.
A primeira delas será sobre Montepulciano, vilarejo que, na verdade, apesar da distância minima de outras localidades da Val D’Orcia, geograficamente situa-se em uma outra vale, a Valdichiana.
montepulciano_toscana
Foto: Anelise Sanchez 
Localizada no alto de uma colina, Montepulciano é uma das cidades mais elevadas da Toscana, circundada por muros erguidos a partir do século XIV.
Dentro dos muros a atmosfera é realmente mágica!
De origem etrusca, Montepulciano foi alvo de disputas entre Florença e Siena e ainda mantém, intactos, muitos palácios renascentistas.
Além da beleza arquitetônica, o vilarejo também produz um dos vinhos DOCG mais famosos da Itália, o Vino Nobile di Montepulciano.
cantinas_italiaFoto: Anelise Sanchez 
Passeando por suas ruas estreitas cruzará com diversas cantinas abertas ao público para visitas e uma sessão de degustação de vinhos.
Sua praça principal, a Piazza Grande, é uma verdadeira sala de estar decorada pelo Palazzo Comunale, contruído a partir de 1300 e sede da prefeitura local.
Do alto de sua torre é possível admirar uma vista incrível do sul da Toscana até a região da Úmbria.
pozzo_montepulciano
Foto: Anelise Sanchez.
Na mesma praça também ficam o Duomo que abriga uma das obras-primas da Escola de Siena, a Assunção (1401), de Taddeo di Bartolo, o poço chamado “Pozzo dei Griffi e dei Leoni “, o Palazzo del Capitano del Popolo, verdadeiro exemplo de arte gótica, o Palazzo Nobili – Tarugi e o Palazzo Contucci, ambos do arquiteto e escultor Antonio da Sangallo.
contrade_montepulciano
Foto. Anelise Sanchez
Durante a última semana do mês de agosto, a praça transforma-se em palco para o Bravìo delle Botti, competição disputada pelas oito “contrade” (bairros) de Montepulciano na qual os concorrentes empurram barris de vinho pela cidade.
Agora, as minhas dicas para quem visitar a cidade:
COMO CHEGAR
Para quem pretende alugar um carro, a distância de Roma até Montepulciano é de 189 quilômetros.
Da estação ferroviária de Roma- Termini local saem trens regionais para a estação de Chiusi-Chianciano, a mais próxima de Montepulciano.
Artesanato:
Não deixe de contemplar o trabalho dos inúmeros artesãos que pintam cerâmicas ou realizam mosaicos em seus laboratórios na Via dell’Opio nel Corso
artesaos_italianos
Foto de A. Santucci. Na imagem: Roberta Rocchi, da Bae Ceramiche, em Montepulciano.
Cantinas Imperdíveis porque espetaculares:
Cantine de’ Ricci
Via di Colazzi, 7
Montepulciano
cantinas_montepulcianoFoto. Anelise Sanchez
Cantina Storica Talosa
Via Talosa, 8
Montepulciano
Comer:
Para degustar queijos toscanos ou um prato de “pici”, prove a Osteria del Conte, na Via di San Donato, 19.
Pausa café:
Caffè Poliziano
Cafeteria de estilo liberty fundada em 1868.
caffè_poliziano
 Foto: Anelise Sanchez 
 Então você esta pensando em conhecer a Cidade Eterna. Consulte já a Macaé Turismo 
ligue já: (22) 2791-3462 / 3051-6826 / 99790-8507 watsapp ou acesse nosso site: www.macaeturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário