Macae Turismo

Macae Turismo

quarta-feira, 25 de março de 2015

Objetos permitidos e proibidos em voos internacionais

objetos-permitidos-e-proibidos-em-voos-internacionais

Objetos permitidos e proibidos em voos internacionais

Quem nunca teve dúvida sobre o que levar na bagagem de mão e o que tem que despachar? E o que não pode ser levado em hipótese alguma? Confira nossa lista!

Ó, dúvida cruel! Quem nunca suou frio na fila para passar pelo raio-x do aeroporto não sabe o que é viver perigosamente! É passar e repassar todos os itens que você colocou na mala, como um filme de quando arrumou tudo em casa/hotel. Mesmo usando o bom senso podemos nos perguntar: o que, de fato, posso levar na mala de mão e o que devo despachar? O que não devo levar de jeito nenhum? As respostas são simples e podem evitar uma bela dor de cabeça na inspeção no aeroporto. Descubra os objetos permitidos e proibidos nos aviões!

O que não pode

Objetos-permitidos-e-proibidos
a) Armas de fogo, pistolas e dispositivos que disparem projéteis
b) Dispositivos neutralizantes
c) Objetos pontiagudos ou cortantes
d) Ferramentas de trabalho
e)Instrumentos contundentes
f) Substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários
g) Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos
h) Outros
Essa é a lista disponível no site da ANAC (Associação Nacional de Aviação Comercial). Mas nos questionamos: você sabe o que entra em cada item? O que seriam instrumentos contundentes? Ou dispositivos neutralizantes? Relaxa que a gente traduz.
De acordo com a ordem alfabética:
a)      Ok, acho que aqui todo mundo entende que são armas, pistolas, mas não as de brinquedos, as reais. Os projéteis são os objetos que são lançados, a bala é um projétil.
b)      Ah, os dispositivos neutralizantes. Entenda aqui que armas de choque não podem. Nem bastões de choque, dispositivos para atordoar apenas, e não matar, gás lacrimogênio e spray de pimenta, por exemplo.



machado-Objetos-permitidos-e-proibidos
Vai entender o motivo de alguém querer levar um machado na cabine, mas ok!

c)       Facas, navalhas, tesouras com pontas, machados etc.
d)      Talvez o machado se encaixe aqui também, vai que o passageiro é lenhador… Chaves de fenda, ferramentas de mecânica e médica (já viu um fórceps de perto? É aterrorizante!), pé de cabra, furadeiras, brocas, serra (inclusive a elétrica), pistolas industriais, maçarico, martelos e marretas.
e)      O que seriam objetos contundentes? Até a palavra assusta! Mas nada mais são do que objetos que não são ofensivos, mas podem causar ferimentos, como tacos de beisebol – que foram criados para um jogo, mas uma tacada na cabeça pode ser mortal -, tacos de golfe, bastões em geral, cassetetes, porretes etc.
f)       Aqui é mais fácil: gasolina, granada, dispositivos explosivos (entenda bombas), espoletas, fusíveis, detonadores e estopins, dinamite, etc.
g)      Cloro, alvejante, produtos de limpeza no geral, mercúrio (a menos que seja em pequena quantidade, um termômetro, por exemplo, pode), baterias com líquidos corrosivos derramáveis, ácidos, substâncias venenosas (arsênico, cianetos, inseticidas), amostras de sangue infectado, materiais radioativos e por aí vai, mas já deu para ter uma ideia, não?
h)      Outros? “Outros” é abrangente demais! ‘Bora explicar isso. Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseiras com comprimento inferior a 15 cm, isqueiros com gás ou fluído com comprimento inferior a 8 cm, fósforos (em embalagem que não ultrapasse 40 palitos – por pessoa), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuva.

 Itens tolerados

Olha que coisa, são todos os itens H na lista anterior!
Outros? “Outros” é abrangente demais! ‘Bora explicar isso. Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseiras com comprimento inferior a 15 cm, isqueiros com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, fósforos (em embalagem que não ultrapasse 40 palitos – por pessoa), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuva.
Nessa hora quem perguntou: e o velhinho de bengala, não pode embarcar? Está aqui sua resposta, pequeno gafanhoto!

Itens permitidos

Segundo a Air Canada:
  • “Certos dispositivos eletrônicos que são permitidos a bordo, com uso restrito, tais como:
    • Dispositivos pessoais de entretenimento (MP3, iPods, jogos portáteis, receptores de rádio, câmeras de vídeo).
    • Receptores de satélite (por exemplo, hand-held sistemas de posicionamento global).
    • Calculadoras (sem impressoras).
    • Laptops. O cabo do mouse e o Memory Stick são os únicos dispositivos periféricos permitidos durante o voo. Os laptops não podem ser guardados em bolsos de trás do assento, uma vez que estes não são projetados para sustentar o peso de um laptop e pode ser danificado ao longo do tempo.
    • Barbeadores elétricos.
    • “Busters Noise” (dispositivos eletrônicos de cancelamento de ruído).
    • Os dispositivos sem fio portáteis (telefones Blackberry, telefones celulares, incluindo celulares com MP3 player ou câmeras, etc)
Os passageiros poderão ser convidados a ligar o seu dispositivo eletrônico na verificação de segurança.
  • Uma caixa de fósforos por passageiro.
  • Isqueiros (tipo Bic). Por favor, note que para as partidas dos Estados Unidos, isqueiros Bic são os únicos isqueiros aceitos após os checkpoints de segurança.
  • Agulhas plásticas com pontas arredondadas (exceto para itinerários incluindo o Reino Unido).
  • “Os cigarros eletrônicos (ou “e-cigarros”), desde que não utilizados e que permaneçam na sua bagagem de mão”.

Bagagem de mão




Imagem da Air Canada
Imagem da Air Canada

O que podem ser artigos pessoais e levados na bagagem de mão: mochila, pasta, laptop, cases de câmeras, cabides com roupas, bagagem diplomática, instrumentos musicais, casacos, saco de fraldas, assento de crianças, dispositivos pequenos (como celular, MP3 e afins), medicamentos essenciais e cosméticos sólidos (como batom).

Despache na bagagem

- Bebidas
- Shampoo (seja líquido ou gel)
- Cosméticos
- Spray de cabelo
- Creme dental
- Desodorantes
- Perfumes
- Pinças, alicates, tesouras
MAS… E se tiver um imprevisto e precisar passar a noite em um hotel, como fico sem creme dental e desodorante? Bom, está aí uma pergunta complicada. Leve em uma nécessaire com o básico do básico para caso haja contratempos. E em pequenas quantidades, ok? Perfumes são permitidos na bagagem de mão em voos nacionais, e em voos internacionais apenas 100 ml estão autorizados. O frasco de perfume deve ser de exatos 100 ml, e não um vidro de 1 litro, mas com apenas o volume correto de perfume, ok? Tem só um pouco de perfume no seu frasco de 200 ml, por exemplo, certeza que ele será confiscado :(;
No geral, apenas 100 ml são permitidos para todos os itens na bagagem de mão, inclusive cremes e desodorantes (amém, são permitidos! O colega ao lado agradece), e todos eles juntos não podem ultrapassar 1 litro.
#DicaMondial: Fique atento com as conexões de voos. Se sua viagem tem uma conexão em outro país para chegar ao destino final, lembre-se que passará novamente por uma alfândega e os itens que comprou no “DutyFree” do país de origem, serão confiscados lá, se estiverem fora das regras que falamos acima.
Aproveite e leia também nosso post sobre as novas normas de fiscalização para 2015. Elas ficarão mais rígidas, então é bom estar por dentro ;)
Fontes: G1, ANAC, Air Canada, Aeroporto de Guarulhos.
Fonte: http://blog.mondialtravel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário