Macae Turismo

Macae Turismo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Roteiro nada básico de Roma em 2 dias –

FONTE: http://turismoemroma.com/

Roteiro nada básico de Roma em 2 dias – primeiro dia

primeiro dia

Dois dias em Roma! Puxa, só isso?! Dois dias não é suficiente para curtir tudo ou fazer uma imersão total na cidade. Mas com um roteiro bem planejadinho, e se você realmente não puder dedicar mais tempo à Cidade Eterna, pensamos em elaborar um roteiro nada básico de Roma em 2 dias, para você curtir Roma ao máximo e ser muito feliz!
Quando redigimos esse roteiro pensamos em uma visita durante a primavera ou verão, épocas em que temos uma quantidade enorme de horas de luz por dia: pelo menos das 6 às 20h no final de abril-início de maio, e luz praticamente das 5:30 às 21:30 em Junho-Julho. Sinceramente acreditamos que esse roteiro exige bastante disposição para caminhar, destinado a quem realmente não tem como passar mais dias em Roma, mas quequer ver tudo o que pode. Para tal, planejamos um roteiro visual para seus dois dias de felicidade plena e total em Roma. Venham com a gente:
Começamos nosso passeio pela Fontana di Trevi. Para saber mais sobre um dos monumentos mais visitados da Itália, leia o nosso post Fontana di Trevi, mais linda impossível.
Roma_-_Fontana_di_Trevi
Foto: Luciana Rodrigues
Para tirar as melhores fotos e jogar a moedinha sem ter que disputar um espacinho com centenas de turistas, o melhor é ir até a Fontana di Trevi antes das 10 da manhã. Ela está sempre cheia a qualquer hora do dia ou da noite, faça chuva ou sol. Tenha muito cuidado com batedores de carteira! Saindo de lá caminhe até a Via del Corso, uma das principais avenidas do Centro Histórico de Roma até chegar à Piazza Venezia. Ao chegar na Via del Corso, você vai dar de cara com a Piazza Colonna e a maravilhosa Coluna de Marco Aurélio. Ela foi colocada aqui antes do ano 193 d.C. pelo SPQR (Senado e Povo Romano) em homenagem a Marco Aurélio que faleceu em 180 d.C.
Piazza Colonna em Roma
Piazza Colonna em Roma. Crédito da Foto: Wikicommons
O passeio mal começou e já deu para perceber quanta história?! Saindo da Piazza Colonna, continue a caminhar pela Via del Corso até chegar a Piazza Venezia. De lá você já vai ver o Coliseu lá no fundinho, mas antes vamos conhecer mais de perto o Vittoriano ou Altare della Patria.
IMGP4528
Foto: Luciana Rodrigues
Vittoriano é um dos monumentos mais imponentes de Roma. Dá para vê-lo de longe estando em qualquer um dos pontos altos da cidade, como a colina Gianicolo, por exemplo, já abordada no nosso blog, como indicação de um dos locais de onde ter uma vista privilegiada da cidade. Você também vai poder ver a linda praça do Capitólio e o Teatro de Marcelo durante a subida da escadaria do Vittoriano. Lá de cima do Terraço Panorâmico, dá para ter uma vista de Roma de tirar o fôlego. Para saber mais sobre o terraço, leia o nosso post: Vista Panorâmica 360 graus do Vittoriano: Roma aos seus pés e muita emoção.
IMGP4469
Foto: Luciana Rodrigues
Uma boa pedida é parar e tomar um cafézinho ou drink na Caffetteria Italia
IMGP4477
Foto: Luciana Rodrigues
Após ter visitado o Vittoriano e visto Roma do alto em toda a sua magnífica e imponente beleza, chegou a hora de visitar o soberano de Roma: o Coliseu. E como você só tem dois dias para ver tudo, que tal entrar no Coliseu sem ter que enfrentar filas, como já explicamos para vocês no post Coliseu Express, sem filas. Afinal, tempo é dinheiro! A média de tempo de espera para quem reserva o bilhete é de 10-15 minutos.
forum_augusto_turismo_roma
Fórum de Augusto ao entardecer. Foto: Luciana Rodrigues
Caminhando pela Via dei Fori Imperiali, a rua que conduz até o Coliseu, à sua esquerda, você também pode contemplar o Fórum de Augusto, o Fórum de Traiano e o Fórum de Nerva.
fotos_28 aprile_subterraneo coliseu 001
Vista interna do Coliseu. Céu azul natural. Foto sem filtro! Crédito: Luciana Rodrigues
Se você tem o Roma Pass, também pode beneficiar-se do papa-filas e visitar também as ruínas do Fórum Romano e do Palatino. No nosso post Visitando Roma com o Roma Pass, demos todas as explicações sobre o Roma Pass, validade, preço, onde comprar, como usar, etc. Não se esqueça de tirar uma foto no Arco de Constantino, ali a dois passos do Coliseu.
IMGP4473
Palatino e Foro Romano vistos do alto (foto feita no terraço panorâmico do Vittoriano). Foto: Luciana Rodrigues
Terminada essa primeira parte, dou dica de um lugar onde vocês podem parar para um lanche rápido, mas saboroso: Pizza & Mortadella, via Cavour 279/281. Sempre que passo por ali, como um pedaço de pizza al taglio. Após o almoço, chegou a hora de visitar o Circo Máximo e de lá conhecer um dos mais fascinantes segredos de Roma: O Buraco da Fechadura (Il Bucco della Serratura)
399px-StPetersBasilica_Keyhole_2
Esta é a vista ampliada do Buco della Serratura. Crédito: Foto Wiki Commons
Do Buraco da Fechadura do portão da Vila dos Cavalheiros de Malta, é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro. Este é um dos segredos mais bem guardados de Roma. Os jardins da Vila não estão abertos ao público, exceto em ocasiões muito raras e com passeios organizados por associações culturais.
De lá você pode caminhar um pouco e ir até a Boca da Verdade (la Bocca della Verità). Você não sabe o que é? Esse monumento muito engraçado é idolatrado pelos turistas orientais. Na fila sempre há milhares de japoneses para tirar fotos, principalmente das suas esposas e namoradas, para saber se elas são fiéis ou não!
boca_verdade_roma
Foto: Luciana Rodrigues
Na Idade Média nasceu uma lenda sobre essa máscara: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade ou não, era necessário que ela colocasse a mão dentro da bocarra. Se ela estivesse mentindo, a boca devoraria a sua mão. Os homens levavam suas namoradas, amantes e esposas e ao pedir que colocassem a mão na bocarra, desandavam a fazer perguntas. Ao sair da Bocca della Verità você vai aos poucos se reaproximar da Piazza Venezia. Se estiver muito cansado e quiser mais uma pausa, a partir das 17h é possível tomar um drink no terraço panorâmico do Hotel Fortyseven. Num dia de sol, o terraço tem uma vista maravilhosa para o Rio Tibre e para os templos do Fórum Boario. Do outro lado do Rio está o bairro Trastevere. Também poderá observar o Teatro di Marcello.
dicas_terrazza_Caffarelli
Foto: Luciana Rodrigues
Continuando a caminhar, você poderá conhecer a Praça do Capitólio (Piazza del Campidoglio) e ter mais uma vista panorâmica de Roma, da Terrazza Caffarelli, que fica bem em cima dos Museus Capitolinos. Pode ser mais uma boa opção para ir dando uma desaceleradinha, e recuperar um pouco de energia para ainda curtir a noite. Lá em cima há um bar com preços abordáveis.
O que aconselhamos para quem quer curtir a noite?
Um passeio com jantar no Trastevere, quem sabe seguido de um drink/sorvete no Campo de’ Fiori? No nosso blog você vai encontrar um post no qual falamos do Guia Gastronômico da Prefeitura de Roma, com várias dicas quentes de ótimos lugares onde comer una vera pasta italiana, capisci?
mapa1_roteiro_roma
Mapa com o percurso ilustrado
Então programando sua visita a Cidade Eterna? Consulte já a Macaé Turismo 
ligue já: (22) 2791-3462 / 3051-6826 / 99790-8507 watsapp ou acesse nosso site: www.macaeturismoonline.com.br 

Passeando por Montepulciano, na Toscana: belezas para ver e delícias para degustar

FONTE: http://turismoemroma.com/

Sou o tipo de turista que prefere explorar metas novas antes de voltar a visitar aquelas familiares.
Com uma exceção: a Toscana.
Todos os anos passo menos pelo um final de semana naquela que, na minha modesta opinião, é uma das regiões mais fascinantes da Itália.
Sou uma assídua frequentadora da região da Val d’Orcia, ao sul de Siena, mas toda vez que visito novamente essa parte do país acabo descobrindo um cantinho novo, uma “villa” monumental, um museu inexplorado, uma “trattoria” imperdível.
toscana_valdorcia
Foto: A. Santucci
Para quem não sabe, o “Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val D’Orcia” foi classificado como patrimônio da humanidade pelo Unesco e basta circular por lá para entender porque a região merece esse título.
A partir dessa semana o blog Turismo em Roma dedicará diversos posts à Toscana, explorando cidadezinhas muito próximas entre si.
A primeira delas será sobre Montepulciano, vilarejo que, na verdade, apesar da distância minima de outras localidades da Val D’Orcia, geograficamente situa-se em uma outra vale, a Valdichiana.
montepulciano_toscana
Foto: Anelise Sanchez 
Localizada no alto de uma colina, Montepulciano é uma das cidades mais elevadas da Toscana, circundada por muros erguidos a partir do século XIV.
Dentro dos muros a atmosfera é realmente mágica!
De origem etrusca, Montepulciano foi alvo de disputas entre Florença e Siena e ainda mantém, intactos, muitos palácios renascentistas.
Além da beleza arquitetônica, o vilarejo também produz um dos vinhos DOCG mais famosos da Itália, o Vino Nobile di Montepulciano.
cantinas_italiaFoto: Anelise Sanchez 
Passeando por suas ruas estreitas cruzará com diversas cantinas abertas ao público para visitas e uma sessão de degustação de vinhos.
Sua praça principal, a Piazza Grande, é uma verdadeira sala de estar decorada pelo Palazzo Comunale, contruído a partir de 1300 e sede da prefeitura local.
Do alto de sua torre é possível admirar uma vista incrível do sul da Toscana até a região da Úmbria.
pozzo_montepulciano
Foto: Anelise Sanchez.
Na mesma praça também ficam o Duomo que abriga uma das obras-primas da Escola de Siena, a Assunção (1401), de Taddeo di Bartolo, o poço chamado “Pozzo dei Griffi e dei Leoni “, o Palazzo del Capitano del Popolo, verdadeiro exemplo de arte gótica, o Palazzo Nobili – Tarugi e o Palazzo Contucci, ambos do arquiteto e escultor Antonio da Sangallo.
contrade_montepulciano
Foto. Anelise Sanchez
Durante a última semana do mês de agosto, a praça transforma-se em palco para o Bravìo delle Botti, competição disputada pelas oito “contrade” (bairros) de Montepulciano na qual os concorrentes empurram barris de vinho pela cidade.
Agora, as minhas dicas para quem visitar a cidade:
COMO CHEGAR
Para quem pretende alugar um carro, a distância de Roma até Montepulciano é de 189 quilômetros.
Da estação ferroviária de Roma- Termini local saem trens regionais para a estação de Chiusi-Chianciano, a mais próxima de Montepulciano.
Artesanato:
Não deixe de contemplar o trabalho dos inúmeros artesãos que pintam cerâmicas ou realizam mosaicos em seus laboratórios na Via dell’Opio nel Corso
artesaos_italianos
Foto de A. Santucci. Na imagem: Roberta Rocchi, da Bae Ceramiche, em Montepulciano.
Cantinas Imperdíveis porque espetaculares:
Cantine de’ Ricci
Via di Colazzi, 7
Montepulciano
cantinas_montepulcianoFoto. Anelise Sanchez
Cantina Storica Talosa
Via Talosa, 8
Montepulciano
Comer:
Para degustar queijos toscanos ou um prato de “pici”, prove a Osteria del Conte, na Via di San Donato, 19.
Pausa café:
Caffè Poliziano
Cafeteria de estilo liberty fundada em 1868.
caffè_poliziano
 Foto: Anelise Sanchez 
 Então você esta pensando em conhecer a Cidade Eterna. Consulte já a Macaé Turismo 
ligue já: (22) 2791-3462 / 3051-6826 / 99790-8507 watsapp ou acesse nosso site: www.macaeturismo.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2015

Guia do viajante principiante

Guia do viajante principiante

A agência de viagens envia um correio electrónico de confirmação e justificação da compra. O correio electrónico de conformação é o seu bilhete electrónico, no qual encontrará um código de reserva, que não é mais do que um código composto por 6 ou 7 caracteres, que serve tanto à agencia como a companhia aérea para identificar a reserva. No mail de confirmação encontra toda a informação relativa ao bilhete comprado: origem, destino, escalas, datas, horários, companhia área, terminais de saída e chegada, dados dos passageiros, etc. Lembre-se de rever todos os dados para ter a certeza que estão correctos, imprimir e levar consigo durante a viagem, tanto à ida como à volta.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BILHETE ELECTRÓNICO E O CARTÃO DE EMBARQUE?

Com o bilhete electrónico não poderá embarcar no avião, para isso necessita ter o cartão de embarque.
Mais à frente explicamos como obter o cartão de embarque.

HÁ ALGO MAIS QUE DEVA FAZER ANTES DE VIAJAR?

voos baratosEm alguns casos, o horário dos voos pode sofrer alterações, devido a replanificações das companhias aéreas, problemas de tráfico aéreo, acidentes meteorológicos etc. Por isso, é importante que, 24 horas antes da saída do voo, o reconfirme através do serviçoCheck My Trip (não disponível para companhias aéreas low cost) ou ligando directamente para a companhia área, ou para a Rumbo Portugal, agência de viagens.

ONDE ME DIRIJO QUANDO ESTIVER NO AEROPORTO?

voos baratos
É importante que se apresente no aeroporto aproximadamente 2 horas antes da saída do voo, uma vez que os tempos de espera no check-in e postos policiais são longos e, em certos, aeroportos (especialmente nos mais movimentados), as distâncias até à porta de embarque são grandes.
Passo 1: Se leva malas, dirija-se ao check-in no balcão de embarque do aeroporto.
Uma vez no aeroporto, deve dirigir-se ao Check-in da companhia aérea com que voa, na zona de saída/partidas (departures). No balcão de check-in, a companhia irá pedir a documentação necessária para identificar os passageiros (cartão de cidadão ou passaporte e código de reserva), entregando-lhe o cartão de embarque, o documento que valida a viagem e que deverá ser apresentado tanto no controle de polícia como na porta de embarque para entrar no avião.
Passo 2: Se não leva bagagem ou já passou pelo balcão de check-in, dirija-se ao controle policial, na zona de saída/partidas do aeroporto
voos baratosSe não tem bagagem para passar no Check-in e decidiu viajar só com uma pequena mala que irá consigo no avião (bagagem de mão), pode evitar passar pelo check-in no balcão do aeroporto e passar directamente para o controle da polícia. Para isso, deve obter, antes da viagem, o cartão de embarque. A maioria das companhias aéreas permite fazê-lo através da internet, dias antes do seu voo (a antecedência com que pode realizar este tramite varia em função da companhia aérea), acedendo à página web da companhia com que viaja (consulte aqui), entrando na secção check-in online uu embarque online, e seguindo os passos indicados para o efeito.
Uma vez que tenha o cartão de embarque, deve-o imprimir e apresentar directamente no controle policial.

voos baratos
Exemplo de cartão de embarque

Na verdade existem companhias que exigem, para poder viajar, levar impresso o cartão de embarque. Como por exemplo a Ryanair, Wizzair, Air Berlin, entre outras. Lembre-se de ver, no correio electrónico de confirmação enviado pela Rumbo, se a companhia com que viaja é uma delas. Se não levar o cartão de embarque impresso poderá ter que pagar no aeroporto um valor extra para que o imprimam no balcão de Check-in da companhia.voos baratos
Ao chegar ao controle de segurança, deve apresentar o seu cartão de embarque e passar pelo controle de segurança, pelo que deverá ter especial atenção de não levar consigo (nem na bagagem de mão) nenhum objecto que não seja permitido em voos. Consulte aqui mais informações.

Passo 3: Na porta de embarque (gates)
Uma vez passado o controlo policial, dirija-se aos ecrãs televisivos para ver qual porta de embarque a que se deve dirigir. É muito importante que chegue à porta de embarque com um mínimo de 30 minutos antes da saída do voo, pelo que, se quer dar uma volta pelas lojas do aeroporto, o melhor é chegar ao aeroporto com mais antecedência. Uma vez chegado à porta de embarque, deverá apresentar o seu documento identificativo (cartão de cidadão ou passaporte, segundo o destino do voo) e o cartão de embarque, para entrar no avião.
voos baratos
E já está no avião… Lembre-se que se antes ou durante a sua viagem tiver alguma dúvida, poderá contactar a Rumbo Portugal, 24 horas do dia, os 7 dias da semana, através do correio electrónico: clientes@rumbo.pt ou do telefone 707 500 707, disponível de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 19h30, sábados e domingos das 09h às 18h.
Esperamos que tenha um óptimo voo… e uma grande viagem!
Então hora de programar sua viagem. Consulte já a Macaé Turismo 
Então que tal aproveitar ligue já: 2791-3462 / 3051-6826 / 99790-8507 watsapp ou acesse nosso site: www.macaeturismo.com.br