Macae Turismo

Macae Turismo

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Passo a Passo para Emitir um Passaporte Brasileiro

Fonte: http://www.aprendizdeviajante.com

passaporte

Tirar o passaporte é um dos primeiros passos para quem quer alçar voos pelo mundo. E o processo é simples, só é chatinho. Como eu sempre sou a “escolhida” pra fazer o passaporte da família toda, resolvi fazer esse passo a passo. Assim quem sabe eles começam a fazer sem esperar por mim. :) Brincadeiras à parte, acho que esse passo a passo pode ajudar quem está só esperando um empurrãozinho pra viajar! Vamos lá, mãos à obra hoje pra tirar esse passaporte!

Passo 1: Separe os documentos antes de começar

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Certidão de Nascimento (se for menor de 12 anos) ou Casamento (se houve alteração de nome por causa de casamento)
  • Certificado Militar (se for homem, maior de 18 anos)
  • Passaporte anterior (se houver)

Passo 2:  Entre no site da Polícia Federal

Preencha seus dados pessoais

Screen Shot 2014-07-31 at 4.16.20 PM

Preencha os seus documentos

Aqui atenção para alguns detalhes: Se quem vai tirar o passaporte é menor de 12 anos, precisa preencher com os dados da certidão de nascimento. Se tiver alterado o nome por causa de casamento ou divórcio – precisa preencher com os dados da certidão de casamento. Para os rapazes maiores de 18 anos, dados com situação militar.
Screen Shot 2014-07-31 at 3.41.30 PM

Dados complementares:

Screen Shot 2014-07-31 at 3.51.19 PM

Escolha um local para fazer o passaporte:

Screen Shot 2014-07-31 at 3.51.29 PM
Depois de tudo preenchido, se não houver nenhum erro  no preenchimento, a GRU (Guia de Recolhimento da União) será gerada.

Passo 3: Faça o pagamento no GRU até a data do vencimento

A taxa para emissão do passaporte comum é de R$ 156,07. Se você está renovando o seu passaporte não esqueça de levar o passaporte anterior, senão a taxa passa para R$ 312,14.

Passo 4: Faça o Agendamento se necessário

Alguns postos da Polícia Federal precisam de agendamento prévio. Verifique neste link se você precisa agendar para o local que escolheu: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/realizarAgendamentoPrincipal.do
Screen Shot 2014-07-31 at 4.26.11 PM

Passo 4: Compareça ao local escolhido

Vá ao posto da Polícia Federal escolhida com todos os documentos originais do passo 1 e a GRU paga. Aí é só entregar o documento e tirar a foto lá mesmo e aguardar.

Passo 5: Consulte o Andamento

Para consultar o andamento da emissão do seu passaporte, utilize este site:https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp

Passo 6: Retire o Passaporte

No dia e hora marcada, leve um documento original de identidade para fazer a retirada do passaporte no mesmo lugar onde você apresentou os documentos.
Agora é só ganhar o mundo! Boa Viagem!!!
Então. Agora basta comprar sua passagem. Acesse nosso site e garanta já seu voo e seu hotel pelos melhores preços. www.macaeturismoonline.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário