Macae Turismo

Macae Turismo

domingo, 5 de maio de 2013

Roteiro Turístico de Salvador


 – 20 DE OUTUBRO DE 2010

Foto Destaque: Fotos Lisoncracia/Flickr Salvador é conhecida por seu povo hospitaleiro, seu belo litoral e seu Carnaval famoso no mundo todo. Mas quando as pessoas resolvem viajar para a cidade,...


Foto Destaque: Fotos Lisoncracia/Flickr
Salvador é conhecida por seu povo hospitaleiro, seu belo litoral e seu Carnaval famoso no mundo todo. Mas quando as pessoas resolvem viajar para a cidade, fica aquela dúvida sobre quais lugares visitar.
Para fazer um roteiro dos pontos turísticos mais interessantes e saber um pouco mais sobre eles, fui buscar ajuda de uma amiga baiana, que tem o privilégio de morar no Farol da Barra,  detentor do mais famoso pôr-do-sol da cidade.
É lá que começa o Circuito Barra – Ondina, itinerário dos trios elétricos durante o Carnaval, que passou a ser o circuito oficial,  substituindo o de Campo Grande.
No Farol da Barra há o Porto da Barra, um ótimo lugar para um banho de mar, por ser mais tranquilo e sem a presença de pedras, ao contrário do que acontece no praia do Farol. Lá você também pode conhecer o Cristo, ponto de encontro para casais de namorados depois que a segurança foi reforçada.
 
Praia Porto da Barra, ótima dica para um banho de mar. Foto: DeniBaptista/Flickr
Através da orla, chegamos ao Rio Vermelho, um bairro tradicionalmente boêmio, que hospeda grande parte dos melhores bares  de Salvador. É lá que você vai encontrar os acarajés mais famosos da cidade, como o da Cira e o da Dinha, que embora já não esteja entre nós, ainda tem seu nome como referência.
Seguindo a orla, encontramos a praia de Itapuã, que inspirou Toquinho e Vinícius de Moraes na composição da música “Tarde em Itapuã”. Essa praia é rodeada por recifes, com águas verdes e tranquilas, formando piscinas naturais, além de seu Farol, que se destaca na paisagem.
Ainda nessa praia você pode conhecer a Lagoa do Abaeté, com águas negras rodeadas por imensas dunas, que envolveram a lagoa em diversas lendas e mistérios. Utilizada pelas lavadeiras baianas, a Lagoa do Abaeté tornou-se um ponto tradicional na cidade e hoje faz parte do Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté, local em que também localiza-se a sede da associação das lavadeiras.
Para quem quer praias mais tranquilas e limpas, uma dica é ir até a Praia do Flamengo, que tem águas verdes e fica mais afastada do centro da cidade. É o local preferido pelos habitantes para aproveitar um final de semana ensolarado e pelos praticantes de surf e bodyboard.
Farol de Itapuã, praia que inspirou a música "Tarde em Itapuã" de Toquinho e Vinícius de Moraes. Foto: Turismo Bahia/Flickr
Para quem vai à cidade com interesse em sua história, a sugestão é ir ao bairro de Campo Grande, originado com a chegada da família real portuguesa a Salvador. O bairro tem uma grande praça com o mesmo nome, onde sempre é possível encontrar exposições. Caso você fique perdido em Salvador ou queira ir a algum lugar mais afastado, é para essa praça que deve se dirigir, já que de lá saem ônibus que vão para todos os lugares da cidade, funcionando como um terminal central.
A Praça Campo Grande é cortada pela Avenida Sete de Setembro, importante centro comercial de Salvador. No final dessa rua você encontra o Elevador Lacerda, um meio de transporte que surgiu no século XIX e até hoje é utilizado para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta.
Durante todo esse tempo, o elevador passou por quatro reformas para modernizá-lo e aumentar sua capacidade. Atualmente ele tem uma bela arquitetura inspirada no estilo Art Déco e conta com quatro elevadores que transportam uma média de 28 mil pessoas por dia. Seu custo é de 15 centavos por passageiro.
É próximo ao Elevador Lacerda que está o ponto turístico mais famoso de Salvador e provavelmente de toda a Bahia, o Pelourinho. Todo turista que se preze faz um visita a esse local com importância histórica inimaginável. Suas ladeiras com ruas de paralelepípedos carregam uma herança cultural de séculos e os turistas podem conhecer a arte e a história da cidade.
Pelourinho, famoso pelo casarões dos séculos XVII e XVIII. Foto: TurismoBahia/Flickr
Lá no Pelourinho há muitas igrejas, como a Igreja de São Francisco e sua belíssima arquitetura barroca e seu interior é feito com ouro e jacarandá, sendo uma das mais ricas do Brasil. Além disso, o Pelourinho também concentra um grande número de bares e as festas por lá são constantes.
Ao descer o Elevador Lacerda, você se depara com o Forte São Marcelo, construído após a invasão holandesa de 1650. Além de defender a cidade, ele também foi utilizado como prisão. Atualmente é a sede do Centro Cultural Forte São Marcelo, com um imenso acervo histórico sobre a capital da Bahia. O Forte só é acessível por meio de um barco, que você pode pegar no Centro Náutico, no bairro do Comércio . De lá você pode ver a Bahia Marina, na Avenida Contorno, que é uma bela vista da cidade.
Logo abaixo está localizado o Mercado Modelo, lugar importante do comércio turístico em Salvador. Além de encontrar vários objetos artesanais, os turistas se deparam com lendas sobre os túneis utilizados para o armazenamento de produtos.
Segundo a lenda local, esses túneis eram na verdade utilizados para guardar escravos recém-chegados ou então aqueles que não tinham mais serventia. Há quem diga que hoje em dia é possível ouvir o som das correntes de escravos, que se arrastam pelos túneis.
Túneis abaixo do Mercado Modelo. Foto: Elementality/Flickr
Seguindo o passeio, você também pode visitar o bairro de Bonfim, que abriga a Igreja Basílica do Senhor do Bonfim, maior centro da fé católica para os baianos. É nessa igreja que são distribuídas as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim e é também onde ocorre a Lavagem do Bonfim, considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval. A Lavagem das Escadarias do Bonfim é um ritual que se repete há mais de 50 anos e ocorre sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
Outro bairro que vale a pena conhecer é a Ribeira, que fica praticamente do lado oposto da cidade. Bairro da classe alta baiana, hospeda a vida boêmia com ótimos barzinhos  e oferece uma visão de toda Salvador, com um pôr-do-sol maravilhoso. Por lá você encontra também a Sorveteria da Ribeira, sorveteria bastante famosa, que conta com mais de 50 sabores de sorvete, entre eles Açaí e Jaca.
Para finalizar o passeio, você pode visitar o bairro Monte Serrat, que abriga o Forte Monte Serrat, uma das construções militares que defenderam a capital da Bahia. Em uma localização privilegiada, de lá os turistas podem ter uma visão geral da cidade e de toda a Baía de Todos os Santos. A partir de 1993 o Forte passou a abrigar o Museu da Armaria, com um acervo de armas da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
E você, tem algum lugar preferido ou uma dica de passeio em Salvador?
Esse post foi escrito para o Blog da MalaPronta.com, hotéis no Brasil e no Mundo pelo menor preço!

Que tal arrumar as malas e embarcar para a Bahia. Solicite já seu orçamento sem compromisso com a Macaé Turismo. Ligue já para nós ou nos mande seu e-mail que lhe retornamos. Nosso e-mail: macaeturismo@macaeturismo.com.br Telefones fixos: (22) 2791-3462/3051-6826 celulares: 9948-1171 / 7812-9821: Radio:Id: 958*31376



Nenhum comentário:

Postar um comentário