Macae Turismo

Macae Turismo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Minha 1ª viagem internacional: documentos

 |  POR 
Fonte: http://www.viajesim.com



Com as passagens compradas, é hora de verificar a documentação necessária para viajar. Se o seu destino for um dos países do Mercosul (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia ou Peru) você não vai precisar de passaporte, podendo viajar com um documento de identidade apenas (para maiores de idade). Mas atenção:
* o documento precisa ser a identidade original emitida pelo órgão de identificação civil responsável no seu estado, como SSP ou Detran;
* não vale carteira de motorista, identidades de órgãos como OAB, Cremerj ou outros;
* o documento precisa estar em boas condições e ter sido expedido há no máximo 10 anos: a foto deve identificar você, por isso, se sua foto foi tirada quando você era criança, não vale. 



Se você precisa de uma nova carteira de identidade, faça isso com antecedência. Aqui no Rio o prazo do Detran para segunda via é de 30 dias (clique aqui para ver como é o processo). A taxa para segunda via no Rio é de R$ 25,66.


No entanto, se você deseja após sua viagem para um dos países do Mercosul fazer outras viagens para países fora do Mercosul pode aproveitar e já tirar seu passaporte. Eu acho útil ter passaporte já em casa, válido, certinho, mesmo sem viagem marcada, vai que aparece uma oportunidade ótima para amanhã, né? É melhor estar preparado. 


Então, se você deseja tirar seu passaporte ou precisa emitir um novo (sim, eles vencem) cliqueaqui e confira o procedimento no site da Polícia Federal. O valor é de R$ 156,07 para passaportes comuns e a entrega é em apenas 6 dias. No entanto, o processo todo dura muito mais, pois você precisa agendar a entrega da documentação e isso varia de cidade para cidade. Faça tudo com o máximo de antecedência possível.


Se você for viajar com seu passaporte, para qualquer país, ele precisa estar dentro da validade e, em alguns países, é exigido que ele tenha validade por ainda 6 meses após sua entrada no país. 


Para os países do Mercosul apenas o documento de identidade ou passaporte basta, mas para alguns países, como os EUA, é necessário obter também um visto de entrada. Em breve iremos solicitar o visto para viagem aos EUA e contaremos aqui como é o processo. 


Cheque sempre quais são as exigências do seu destino, pois alguns exigem, ainda, vacinas específicas, como contra a febre amarela, por exemplo. Já falamos sobre essa vacina aqui, quando a tomamos aqui no Rio. Da lista de países do Mercosul, por exemplo, Bolívia e Peru exigem a vacina.


Então, vamos a um resuminho, né? Que documentos você precisa para viajar para:


* Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai: passaporte válido ou identidade válida apenas;


Bolívia ou Peru: passaporte válido ou identidade válida + vacina contra febre amarela;


* Outros países: passaporte + exigências que variam conforme o país e podem incluir visto e vacinas. 

Vai Viajar. Programe-se com a Macaé Turismo. Entre em contato conosco.  Ligue já para nós ou nos mande seu e-mail que lhe retornamos. Nosso e-mail: macaeturismo@macaeturismo.com.br Telefones fixos: (22) 2791-3462/3051-6826 celulares: 9948-1171 / 7812-9821: Radio:Id: 958*31376
Consulte também nosso site: www.macaeturismo.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário