Macae Turismo

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sábado, 23 de fevereiro de 2013

ORLANDO

Orlando

O Castelo da Cinderela, no Magic Kindom, é um
 símbolo de Orlando

O parque Magic Kingdom abriga os símbolos mais famosos da marca Disney, como o clássico Castelo da Cinderela, uma construção com quase 60 metros de altura


A história recente de Orlando tem um quê de conto de fadas: um rei, interessado em expandir seus domínios, enxergou potencial numa área pantanosa e inexplorada. O rei, no caso, era Walter Elias Disney e o reino pretendido, um pedaço pouco conhecido da Flórida. Usando nomes de empresas fictícias, Mister Disney arrematava os terrenos alagados em Orlando por preços baixíssimos. Ali, ele pretendia erguer o mais ambicioso de seus projetos, o maior centro de diversões da costa leste americana. Deu certo - e a ideia acabou atraindo outros megaempreendimentos.
Hoje, a cidade conta com sete dos 20 maiores parques temáticos do mundo; recebe mais de 51 milhões de visitantes anualmente (47,7 milhões de americanos e 3,6 milhões de estrangeiros) e é o destino mais visitado por brasileiros nos Estados Unidos. A população da grande Orlando, formada pelos condados de Orange, Osceola e Seminole, está na faixa de 1,8 milhão de habitantes, muitos deles imigrantes.
OS PARQUES
Disney World é um megacomplexo de lazer. São quatro parques temáticos (Magic KingdomAnimal KingdomHollywood Studios e Epcot), dois parques aquáticos (Blizzard Beach e Typhoon Lagoon), um centro de compras (Downtown Disney), cinco campos de golfe e 34 hotéis. Mickey, Pato Donald e companhia “moram” aqui.
Os mais crescidos preferem a ação dos parques do Universal ResortUniversal Studios e Islands of Adventure – este último é o endereço do The Wizarding World of Harry Potter, área de atrações dedicadas ao bruxinho famoso. Dá até para experimentar a tal cerveja amanteigada, um tipo de refrigerante (sem álcool) com espuma de creme de chantili.
Quando as possibilidades parecem esgotadas, surge o Sea World Parks & Enterteinment, que agrega o parque homônimo, o aquático Aquatica, o Discovery Cove e o Busch Gardens (que fica em Tampa, a 137 quilômetros). A orca-celebridade Shamu é a protagonista de um dos shows mais famosos da cidade.
O complexo mais recente, no entanto, não fica em Orlando e, sim, em Winter Haven, a 40 minutos. É a nova unidade da Legoland, segunda nos Estados Unidos (a primeira fica em San Diego, na Califórnia). Tudo é feito com pecinhas de Lego, inclusive os carrinhos das montanhas-russas.
Marca mais conhecida dos brasileiros, o Wet’n’Wild tem os mesmos playgrounds molhados da unidade em Vinhedo, São Paulo, mas com o gostinho de aventura apurado – um escorregador de 23 metros é prova disso.
Passes – Quem fica mais paga menos. Na Disney, por exemplo, quem compra o passe de uma semana paga, por dia, o equivalente a menos da metade do preço do ingresso diário avulso. Considere ainda a possibilidade de comprar os adicionais Park Hopper (que permite visitar mais de um parque por dia entre os incluídos no pacote básico) e o Water Parks Fun & More (com ele, a cada dia você pode entrar em mais uma atração, como parques aquáticos, além de visitar alguma das incluídas no pacote básico). Na Universal, quem opta pelo Park-to-Park Admission visita dois parques por dia pagando uma pequena diferença em relação ao ingresso para apenas um. Outra maneira de fazer o seu dinheiro render é adquirir entradas combinadas para vários parques, como o Orlando Flex Ticket (orlandoflexticket.com.br) ou os pacotes do SeaWorld Parks. Também vale ficar de olho nas promoções e aproveitar os descontos oferecidos pelo Centro de Visitantes de Orlando (orlandoticketsales.com)
COMPRAS
É praticamente impossível resistir. Os shoppings e outlets da região aguardam os turistas com preços até 70% mais baratos que os praticados em produtos similares no Brasil. Um bom exemplo é o Orlando Premium Outlet, com lojas como Calvin Klein e Diesel.
COMO CHEGAR
A TAM (www.tam.com.br) é a única companhia aérea que opera voos diretos para Orlando saindo de São Paulo – a viagem dura cerca de oito horas e meia. Pela American Airlines (www.aa.com.br), há partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, trocando de avião em Miami. A Copa Airlines (www.copaair.com) tem linhas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Manaus, com escala no Panamá. Outra possibilidade é a United (www.united.com.br), cujos voos fazem escala em Washington ou Chicago. Já a Delta (www.delta.com) troca o avião em Atlanta, Nova York ou Detroit.
Fique atento ao peso da bagagem. Nos voos do Brasil aos Estados Unidos (e vice-versa), o limite de bagagem é de duas malas com 32 kg cada uma por passageiro. Se despachar mais que isso, você tem que pagar pelo excesso. Na Continental e na United, por exemplo, o primeiro volume custa, por trecho, US$ 15 e o segundo, US$ 25. Também terá gastos extras se planeja fazer voos domésticos durante a viagem: as companhias americanas cobram pelas malas despachadas nesses trajetos, mas a regra não vale quando se trata de uma conexão internacional.
COMO CIRCULAR
Aluguel de carro – Alugar um veículo é uma alternativa prática e confortável para circular por uma cidade como Orlando, em que as atrações ficam distantes umas das outras. Só não vale a pena se você tiver adquirido um pacote que inclui todos os traslados dentro da cidade (para parques, shoppings e quaisquer outros passeios), ou se estiver hospedado dentro da Disney e quiser resumir sua programação às atrações do complexo – que disponibiliza transporte gratuito para hóspedes, dentro de sua área, em ônibus, barco emonorail. Ao colocar os gastos de transporte na ponta do lápis, lembre-se de que vai pagar estacionamento nos parques. Normalmente, a carteira de motorista brasileira é aceita nas locadoras de automóveis e pelos guardas rodoviários. Antes de fechar o aluguel, verifique se a locadora tem algum tipo de parceria com a companhia aérea na qual você comprou a passagem: algumas parcerias garantem descontos em tarifas all inclusive (com impostos).
Ônibus – É possível circular de ônibus por Orlando e seus arredores com veículos da Lynx (golynx.com), que tem mais de 60 linhas. Seus pontos têm sempre o desenho de um ônibus cor-de-rosa ou da pata de um animal. O site da empresa contém informações sobre as linhas e as paradas, além de horários previstos de chegada a cada uma delas. 
I-Ride Trollet – É uma jardineira que circula pela International Drive e o Universal Boulevard das 8h às 22h30, passando por parques, restaurantes, museus e supermercados. Trata-se de um meio de transporte econômico que também proporciona uma espécie de city tour e ajuda você a se localizar nessa região da cidade. Os bilhetes podem ser adquiridos em mais de 100 pontos de venda. Consulte o site iridetrolley.com para achar o mais próximo. 
Táxi – Não é uma alternativa lá muito econômica, por isso é aconselhável apelar para esse meio de transporte apenas para quebrar o galho em um ou outro deslocamento. 
ONDE COMER
O típico breakfast americano está presente na maioria dos hotéis. Quem tem estômago mais delicado e não está acostumado a ingerir muita gordura de manhã, deve conter o ímpeto ao ver os suculentos omeletes com bacon. Ou pode se arrepender pelo resto do dia.
Entre as paixões nacionais para qualquer hora estão os onion rings (anéis de cebola à milanesa fritos), oscookies (enormes biscoitos doces), a nossa já conhecida cheesecake (torta de queijo cremoso), obrownie, o crab cake (um bolinho frito feito com carne de caranguejo), os dunuts e, obviamente, o hambúrguer.
Além do manjadérrimo McDonald's, Orlando está repleta da lojas das redes Wendy's, cujo hambúrguer quadrado é feito na hora; Burguer King, que ganhou a América com o sanduíche Whopper, com hambúrguer, salada, cebola, picles e molho especial; IHOP, cujos carros-chefes são as panquecas; Friday's, com variedade de peixes, carnes, massas e saladas; e o Starbuck's Coffee, com cafés de vários tipos, inclusive os expressos – que nem sempre são tão fáceis de encontrar nos Estados Unidos. Fora isso, em todos os parques há opções de lanchonetes (servindo pizzas e sanduíches). O país do fast-food também possui restaurantes refinados, bem avaliados pela AAA, Associação Americana de Automóvel. Em Orlando, apenas o Victoria & Albert's, dentro da Disney, é classificado com cinco diamantes, a categoria máxima da entidade.


INFORMAÇÕES AO VIAJANTE
  •  Inglês
  •  Dólar norte-americano
  •  1800-344-1055, 1800-283-1055 ou 1800-283-1055
  •  é necessário. Mais informações no www.visto-eua.com.br
  •  sem medidas especiais de saúde
  • SES - Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03 70403-900 - Brasília, DF
    (61) 3312-7000
 É possível visitar Orlando em todas as estações do ano, mas escolher a temporada conforme os objetivos da viagem é fundamental para o sucesso das suas férias. Quem faz questão de aproveitar os parques aquáticos, por exemplo, deve evitar o inverno (dezembro a março). Ainda que as temperaturas sejam amenas na maior parte do tempo, não chegam a ser agradáveis para cair na água. Por outro lado, os que não se importam em vestir um eventual casaquinho são brindados com o privilégio de encontrar as atrações mais vazias e preços mais baixos em hotéis, passagens e aluguel de carros. A primavera (março a junho) e a segunda metade do outono (meados de outubro e novembro) - a primeira é quando acontecem os furacões - são as melhores épocas para se divertir com o céu azul, calor e movimento na medida certa. Já o verão desperta relações de amor e ódio. Ao mesmo tempo em que os dias são longíssimos para brincar até dizer chega, faz um calor de derreter castelos. Além disso, o período coincide com as férias escolares no Brasil (em julho) como também nos Estados Unidos (até agosto), o que significa muito mais filas e preços salgados. Feriados como Ano Novo e Dia da Independência norte-americana, 4 de julho, também são datas críticas.
Arrume já as malas e venha para a Disney. Consulte já a Macaé Turismo e solicite seu orçamento sem compromisso.
 




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