Macae Turismo

Macae Turismo

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PRIMEIRA VEZ EM ROMA – ROMA PARA PRINCIPIANTES

Primeira vez em Roma

por  
Fonte http://www.viajoteca.com/


Como já diz o ditado: “Tutte le strade pórteno a Roma” (“Todos os caminhos levam a Roma”). E não tenha dúvidas que a sua primeira vez em Roma, pode até não ser perfeita mas vai ser especial. Eu já disse que Roma não foi tudo aquilo que eu esperava, mas ao mesmo tempo não a culpo. Afinal não esqueço a emoção que senti quando vi o Coliseu pela primeira vez (nem a Torre Eiffel fez eu me emocionar de cara!).
Entrar então, foi um capítulo à parte. E lógico que amei todas as igrejas que vi e entrei pelo caminho, assim como o Vaticano, que fui e não vi o Papa… mas foi só entrar na Capela Sistina que fiquei embasbacada com a pintura de Michelangelo. Me encantei pela Roma antiga. Fiquei babando por todas as estátuas e fontes que encontrava. Experimentei todos os gelatos que apareciam do nada na minha frente (e nem sou muito fã de sorvetes e afins.. mas esses, tem o seu valor!).
castelo Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Roma é um dos destinos turísticos preferidos no mundo. Sua rica história é combinado com um estilo de vida peculiar. A cidade eterna para a qual todos os caminhos levam, cativa todos os visitantes.. até os mais incrédulos.  Roma é um verdadeiro depósito de tesouros. Foi aqui que a nossa civilização começou. São muitas as referências romanas e o resultado é nada mais nada menos do que ummuseu a céu aberto. Roma com certeza é a cidade que mais lembra o passado, vive o presente e terá um futuro fabuloso.
arco Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Na sua primeira vez em Roma, não se desespere se não conseguir ver tudo o que planejou. Roma é para ser vivida. É como diz o ditado: “Quando a Roma vai, fai come vedrai!” (“Quando em Roma, faça como os romanos”). Há tanta coisa em Roma para ser visto que você vai ter que voltar de novo, só não se esqueça de jogar uma moeda na Fontana di Trevi. Dizem que funciona. Eu mesma já estou louca para voltar e dar uma segunda chance à cidade.
aquarium Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Preparei uma listinha com o que você não pode perder na sua primeira vez em Roma, no mais, curta do seu modo. Sinta. Viva. Deguste. Se emocione.

Este castelo é um marco imediatamente reconhecível. Originalmente construído em 135 dC como um mausoléu para o imperador romano Adriano, foi transformado em uma fortaleza papal no século 6 e nomeado após uma visão angelical que o Papa Gregório, o Grande, fez em 590 dC. Foi muito usado como uma base militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Hoje em dia, abriga uma coleção eclética de pinturas, esculturas, artefatos militares e armas medievais. Muitas dessas armas foram usadas por soldados que lutaram para proteger o castelo.
Castel Sant’Angelo2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Castel Sant’Angelo4 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

Ahh, eu sou capaz de rasgar seda por ele. Foi aquele monumento que fez uma pessoa insensível como eu, pagar um King Kong assim que o vi. Lagriminhas escorreram. Quando falamos em Roma, o que geralmente nos vêm à cabeça é o Coliseu. A grande arena dos gladiadores é o mais emocionante d0s pontos turísticos antigos da cidade.
coliseu6 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano foi construído para acomodar 50 mil pessoas, uma verdadeira muldidão sedenta de sangue, que veio assistir as lutas de gladiadores, que contribuíram para a reputação do lugar. É uma sensação indescritível estar lá dentro e imaginar tudo o que já se passou no lugar. Este extraordinário monumento data à partir do ano de 72 dC.
coliseu3 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
coliseu2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
coliseu5 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Diz a lenda que, enquanto o Coliseu estiver, Roma permanecerá; e quando Roma cair, assim vai o mundo. Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o anfiteatro foi iniciado pelo imperador Vespasiano e inaugurado por Tito no ano de 80 dC. Não se surpreenda se você ficar boquiaberto na primeira olhada.
coliseu4 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

Outro grande ícone de Roma.. quem nunca sonhou em jogar uma moedinha lá? a Fontana di Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII e projetado por Nicola Salvi em 1732, esta obra-prima foi concluída 30 anos mais tarde por Niccolo Pannini. Foi imortalizada no filme La Dolce Vita, e retrata a carruagem de Netuno sendo conduzido por tritões com cavalos-marinhos – um selvagem, um dócil – representando os “humores” do mar.
fontana trevi Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
fontana trevi2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Você tem que vir bem cedo ou no fim da tarde para evitar o fluxo interminável de turistas que se aglomeram em torno dela e que vêm jogar uma moeda e fazer um pedido. Eu mesma esbarrei com a Fontana de Trevi no acaso. Um belo dia resolvi sair sem rumo. Ir descobrindo Roma e eis que chego numa esquina e me deparo com uma multião. Quando viro, WAOWWW!!!!
fontana trevi multidão Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Esta fonte quase enche uma praça inteira, e é a fonte mais famosa de Roma. Curta o momento e só não esqueça de jogar uma moeda na fonte para garantir o seu retorno à Cidade Eterna.
 A Fontana di Trevi no momento está sendo restaurada. A previsão de término é no último trimestre de 2015. Você pode acompanhar todas as etapas da restauração por AQUI.

  • Fórum Romano (Foro Romano)
Foi o melhor lugar na Roma antiga. Tem muitas construções antigas e templos do governo romano. Cheio de história e lugares que merecem uma visita para uma melhor abordagem. Este labirinto de ruínas de várias “fábulas” serviu como um campo de jogos políticos, um comércio e um lugar onde a justiça foi dispensada durante o poder dos imperadores (de 500 aC a 400 dC). Hoje, o Fórum é o que restou de muita história, que mesmo em ruínas ainda nos fazem lembrar de tudo que se passou num dos maiores impérios que o mundo já viu.
foro romano Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
foro romano2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

  • La Bocca della Veritá
A  Boca da Verdade é um mito que tem vida longa. A máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura. Está localizada fora da igreja de Santa Maria in Cosmedin.  Imortalizado no filme Férias Romanas de Roman Holiday, com a musa Audrey Hepburn, você também pode tentar. Vai encarar?
bocca della verità Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
.
  • Pantheon
Um templo de 2.000 anos de idade, agora a igreja, o Panteão é o mais bem preservado de grandes monumentos da Roma antiga. Originalmente construído pelo Imperador Adriano para honrar todos os deuses pagãos, o templo mais bem preservado da Roma antiga foi reconstruído no século 2 dC. Nesta maravilha arquitetônica está o túmulo de grandes homens, como o pintor Rafael e de dois reis da Itália, Victor Emmanuel II (morto 1878) e Umberto I (morto em 1900).
pantheon3 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
pantheon4 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
A maior parte do crédito é devido as suas dimensões perfeitas: 141 metros de altura por 141 metros de largura, com uma vasta cúpula, considerada a maior conquista arquitetônica dos romanos, que foi a maior já projetado até o século 20. Não deixe de admirá-la.
pantheon2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

  • Piazza di Spagna
Uma das mais belas praças de Roma e da Itália. Possui uma escadaria que leva até a igreja Trinità dei Monti. Um ímã para os visitantes desde o século 18, a Escadaria Espanhola é um ótimo local para observar as pessoas. Conectando as lojas chiques na parte inferior, com os hotéis chiques no topo. Se você for um apaixonado por fotografia e lindas paisagens, não perca o pôr-do-sol desse ponto. Um verdadeiro show!
A igreja Trinità dei Monti foi encomendada pelo rei Luís XII da França e consagrada em 1585, com uma vista memorável e possui alguns afrescos maravilhosos por Daniele da Volterra, incluindo uma Deposizione magistral.
Ao pé da escada, no centro da praça se encontra a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos famosos escultores italianos Bernini, pai e filho.
piazza spagna3 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes

  • Piazza del Campidoglio
Construído sobre uma das sete colinas de Roma, o Capitólio é um dos museus mais antigos do mundo. O palácio foi aberto ao público em 1734. Ticiano, Caravaggio, Tintoretto, Bernini e Veronese tem suas obras expostas lá. Você vai ter uma visão panorâmica do Fórum Romano, da Piazza de Michelangelo, no topo de uma das maiores marcas de Roma. Aqui você encontrará os Museus Capitolinos e amada Santa Maria in Aracoeli.
No topo, a praça é rodeada por três palácios: Palazzo Nuovo para a esquerda, Palazzo Senatorio em frente e Palazzo dei Conservatori à direita. Juntos, Palazzo Nuovo eo Palazzo dei Conservatori casa dos Museus Capitolinos, enquanto Palazzo Senatorio é o lar de conselho da cidade de Roma.
Piazza del Campidoglio4 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Piazza del Campidoglio3 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Desenhado por Michelangelo em 1538 e ladeado por palácios senhoriais, este elegante praça é uma das mais belas praças de Roma. Você pode alcançá-lo a partir do Fórum Romano, mas o caminho mais dramático é pela via Cordonata, a escadaria que leva até graciosa da Piazza d’Aracoeli.
Santa Maria in Aracoeli Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Santa Maria in Aracoeli. Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
No centro, a estátua equestre em bronze de Marco Aurélio é uma cópia. O original se encontra nos Museus Capitolinos.
Piazza del Campidoglio2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
.
  • Piazza Navona
Este é o lugar ideal, devido à sua localização na cidade para começar ou terminar o dia. O lugar em si traz a grandeza de Roma na época do grande império. Ali se encontra a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios). Como o nome já diz, quatro rios são representados, o Ganges (Ásia) esculpidas por Claude Poussin, o Danúbio (Europa) esculpido por Antonio Raggi, o Nilo (África) esculpidas por Giacomo Antonio Fancelli e o Rio de la Plata (América) esculpidas por Francesco Baratta.
piazza navona Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
piazza navona2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Ali você vai se sentir dentro de um filme italiano: cafés com suas mesas na rua, casas no tom coral/ferrugem com suas lindas varandas de ferro forjado, artistas de rua, com a linda fontana embelezando a praça.

Ir à Roma e não ver o Papa nem sempre é possível, mas ir a Roma e não conhecer o Vaticano não pode. E pouco importa a sua religião, acho que todo mundo tinha que conhecer a Praça de São Pedro, ver as colunas da Basílica, admirar os mármores, esculturas e pinturas no interior. Levar um choque mesmo e pensar que eles são loucos em ostentar tanto luxo e glamour.
vaticano2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
vaticano Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
vaticano dentro Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Conhecer o Museu do Vaticano é obrigatório. É o tempo de admirar as obras-primas do Renascimento: Michelangelo, Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, … e chegar na Capela Sistina e levar outro choque com tamanha beleza. Daí você vai querer procurar feito louco a cena clássica de Michelangelo, mas quer uma dica? É só olhar para onde TODAS as câmeras fotográficas estão apontadas. Não tem erro!
capela sistina Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
museu do vaticano Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
museu do vaticano2 Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Apesar de sua população ser apenas um pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área. A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. Mas a quantidade de fiéis e não-fiéis que passam pela Praça São Pedro por ano é incalculável. São milhões e milhões de pessoas.
praca saõ pedro Primeira vez em Roma   Roma para Principiantes
Não deixe de visitar o excelente blog Turismo em Roma da Anelise e Luciana. Tudo o que você precisa saber para a sua primeira vez em Roma ser perfeita você encontrará lá.

Então. Vamos a Itália??Entre já em contato com a Macaé Turismo e aproveite nossos excelentes descontos em passagens aéreas e Hotéis. Acesse já: www.macaeturismoonline.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Luiz... favor retirar os posts do Viajoteca do seu blog. Nós não demos autorização para eles serem copiados integralmente. Obrigado!

    ResponderExcluir