Macae Turismo

Macae Turismo

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

OLYMPOS, UMA VILA GREGA PERDIDA NO TEMPO

Olympos
Fonte: http://www.viajoteca.com/
Por: por 

Olympos é uma bela e remota vila de Karpathos, uma das ilhas do arquipélago Dodecaneso na Grécia. Esta vila, de excepcional beleza, está localizada a 58 km a noroeste de Pigadia, a capital de Karpathos e é conhecida por manter as tradições de centenas de anos de idade.

Olympos cidade toda Olympos, uma vila grega perdida no tempo

Esta pequena vila de de 556 habitantes vivia até não muito tempo isolada do mundo, o que fez com que seus costumes permanecessem os mesmos de séculos atrás. A rede de eletricidade existe apenas desde 1980 na vila e a estrada que liga Olympos com as demais cidades da ilha foi iniciada nos idos de 1990 e foi concluída somente neste ano de 2014! Somente no início de 1990 que barcos de passeio começaram a sair regularmente de Karpathos (Pigadia) para o porto de Diafani, o porto mais perto e a partir dali, em uma estrada aberta em 1970, seguia-se de ônibus até esta aldeia de montanha.

Olympos cidade toda1 Olympos, uma vila grega perdida no tempo

Hoje, além do passeio de barco saindo de Pigadia, pode-se chegar lá confortavelmente de carro alugado. Só a ida até Olympos é um grande passeio em si, já que a estrada atravessa aldeias tradicionais, belos vales verdes e penhascos com o mar azul transparente a muitos metros abaixo, até se chegar a este belo assentamento que fica na encosta de uma montanha. No caminho ainda se passa pelas mais lindas praias de Karpathos, como Apella, Achata e Kyra Panagia.

O turismo durante a temporada de verão é nos dias de hoje uma importante fonte de renda dos moradores e tem diminuído a importância da agricultura que foi o que sustentou o moradores por décadas, já que até meados do século XX, os habitantes tinham de cultivar alimentos para sua própria subsistência por estarem praticamente isolados do mundo.


Olympos foi construída no século VII como um refúgio dos habitantes dos antigos assentamentos Vourgounda, Tristomo, da ilha de Saria e da antiga Vrykous que fugiram dos constantes ataques de piratas e sarracenos. A vila foi construída no alto da montanha, a 97 metros de altura, próxima ao mar, mas no flanco interior, portanto mesmo estando próxima ao mar, quando os piratas passavam ao largo não conseguiam ver a vila, já que ela está num vale sem visualização.


Este isolamento do mundo exterior influenciou não só do antigo dialeto dórico, que é até hoje percebido na língua do Olymbites (os moradores), mas também na arte, cultura e nos costumes primitivos, que são encontrados em todos os lugares da vila. A aldeia em si é um museu vivo, com uma atmosfera idílica e onde as senhoras ainda usam os trajes tradicionais locais.

Olympos habitante Olympos, uma vila grega perdida no tempo
Moradora de Olympos

Olympos construções antigas Olympos, uma vila grega perdida no tempo
Construções antigas pela vila

Olympos é famosa por seus belos moinhos de vento antigos feitos de pedras e suas ruas estreitas e labirínticas, que como na maioria das vilas de Karpathos, não entram carros e a única forma de se locomover é a pé, o que não é um problema, já que as vilas são realmente pequenas, contando com somente algumas ruas. Pela viela principal de Olympos encontram-se algumas lojas de souvenirs com artigos feitos nos arredores como azeite de oliva, patês, artigos em couro, sabonetes, entre outros. Mas até os imãs feitos na China já estão presentes!


O edifício mais notável da cidade foi construído no século XV e é a igreja paroquial Kimisi tis Panagías que fica na pracinha principal da vila. O relevo na torre do sino que apresenta a Virgem Maria em trajes local, rodeado pelos arcanjos Miguel e Gabriel é moderna e foi feito no ano de 2002. Dentro da igreja é um iconostasis valioso da primeira metade do século XVIII. Todos os anos, no dia 15 de agosto a vila organiza um grande festival dedicado à Assunção da Virgem: as mulheres usam trajes tradicionais, os homens tocam instrumentos musicais tradicionais e todos comem e dançam juntos. Além da igreja principal encontram-se várias capelas menores na vila e em torno de Olympos.

Olympos igreja1 Olympos, uma vila grega perdida no tempo

Uma das atrações imperdíveis, além da vista do alto do morro, são os últimos moinhos de vento típicos alinhados na encosta da montanha. Os moinhos eram usados para moer a farinha usada para fazer o pão escuro tradicional nos fornos de lenha e que ainda podem ser comprados por ali. Há também uma espécie de museu em uma das casas mostrando bordados e outros pequenos itens do dia-a-dia dos moradores.




No Vimeo eu encontrei um belo Timelapse do pôr do sol em Olympos:


Para quem deseja alugar um quadríciculo para ir até Olympos, que é a forma que eu sempre vou até lá quando estamos na ilha, recomendo a Million Motorbikes que fica em Amopi, já que sua dona, a Fay, é uma simpatia e sempre pronta a negociar.
Então. Que tal conhecer a Grécia??Entre já em contato com a Macaé Turismo. Temos excelentes preços de passagens aéreas e hoteis da região. Consulte nos já: www.macaeturismoonline.com.br 


Um comentário:

  1. Luiz... favor retirar os posts do Viajoteca do seu blog. Nós não demos autorização para eles serem copiados integralmente. Obrigado!

    ResponderExcluir