Macae Turismo

Macae Turismo

sexta-feira, 8 de junho de 2012


UMA VIAGEM POR MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA
A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Aliás, foi o trem que, durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo.
A estação do trem do Corcovado é uma das construções mais antigas e bonitas do Cosme Velho e por isso é tombada pelo Patrimônio Histórico.
O primeiro passageiro ilustre a subir o Morro do Corcovado de trem foi Dom Pedro II -Imperador do Brasil -, que inaugurou a Estrada de Ferro em 9 de outubro de 1884. O trem, na época a vapor, foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme.
Hoje, para aumentar ainda mais a segurança da viagem, a estrada de ferro usa o sistema Riggenbach, onde uma terceira roda funciona como cremalheira movendo o trem.
Em 1910, os trens a vapor foram substituídos por máquinas elétricas e mais recentemente, em 1979, quando a Esfeco assumiu o controle da ferrovia, foram trazidos da suíça modelos mais modernos e seguros.
Depois de Dom Pedro II, muitos visitantes ilustres também viajaram no trem do Corcovado. Em 1934, o trem recebeu a visita do então secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli. Cinco anos depois, Pacelli se tornou o Papa Pio XII.
O Pai da Aviação, Santos Dumont, também era um freqüentador assíduo do Trem do Corcovado. Segundo relatos dos antigos maquinistas, ele sempre subia ao alto com seu característico chapéu desabado, dava boas gorjetas e, de vez em quando, pedia para conduzir o trem. Os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa também eram passageiros freqüentes.
Em 1980, foi a vez do Papa João Paulo II e, assim como ele, também realizaram o passeio o cientista Albert Einstein, o rei Alberto da Bélgica e a princesa Diana.

Conheça um pouco de nosso passeio acessando os links do Pão de Açúcar e Corcovado.
www.corcovado.com.br
 Que tal planejar para suas férias de julho em uma inesquecível excursão????Estaremos com um passeio animado ao Cristo Redentor e ao Pão de açucar. Saída domingo dia 22 de Julho.  Reserve já sua vaga com a Macaé Turismo.
Compre também pelo site: http://www.macaeturismo.com.br                                      
TELEFONES FIXOS &Fax: (22) 2791-3462 / 3051-6826
Celulares: 9948-1171/Nextel: 7812-9821: Radio:Id: 958*31376
MSN:luizhenriqueturismo@hotmail.com e-mail:
macaeturismo@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário